Quem somos

O que deu origem à Casa de Pessoal do Porto foi o Centro de Alegria no Trabalho (CAT 140), que integrava a Fundação Nacional para a Alegria de Trabalho (FNAT), hoje Fundação Inatel. Os primeiros estatutos foram aprovados no dia 2 Maio de 1946, dando origem ao Grupo Desportivo da Companhia de Seguros Tranquilidade que teve como primeiro presidente Gustavo Andresen. Em 1955 foi alterada a designação para a Casa da Pessoal da Companhia de Seguros Tranquilidade no Porto, aglutinando as actividades desenvolvidas pelo Grupo Desportivo e pelo Mealheiro.

As primeiras actividades foram passeios, almoços de confraternização e jogos desportivos, com destaque para o futebol. Temos informação e passeios a Lisboa, à Galiza, ao Minho e até a Rio Tinto, que fica nos arredores do Porto. A primeira excursão de que temos registo data de 1944, até antes da criação da Casa, quando ainda se chamava Sociedade Recreativa e Cultural Os Tranquilos. A actividade desportiva envolveu os sócios na prática do Atletismo, Futebol de Salão (torneios entre secções), Ténis de Mesa, Futebol de Praia, etc. Em Basquetebol fomos 2 vezes campeões no Inatel.

Nos anos 60, surgiu outra preocupação: a assistência e o apoio social. Foram criados fundos para acorrer a sócios que tivessem dificuldades a nível de saúde, de propinas escolares, compra de livros escolares ou até despesas imprevistas, e proporcionámos seguros de saúde para a família. Nessa altura, foram criados a Cantina e o Bar. Estes equipamentos, situados no 7º piso do Edifício Tranquilidade, estão disponíveis para os Colaboradores do Grupo e das Empresas localizadas no edifício. Actualmente, a Cantina serve em média 80 refeições por dia.